☰ Riodica

Riodica

Home x
Anuncie Quem somos Contato Lista de compras Área do anunciante





Filtrar Por Município
Filtrar Por Bairro
Produto Modelo Fabricante  Categoria & Subcategoria Preço Loja





       Por Antonio Araujo
antonioaraujo@riodica.com


A importância da informatica na educação infantil

 07/11/2017 03:40:37       1638 Visualizações

A inserção da informática na educação brasileira tornou-se um processo não só necessário como também inevitável. O uso da internet pelas crianças começa cada vez mais cedo, cabe então, as escolas e educadores tirar proveito das ferramentas e recursos oferecidos pelos computadores para incentivar a aprendizagem do aluno e criar nele o hábito do estudo.

É muito comum associar o uso da internet como forma de lazer, diversão ou entretenimento e justamente por usar a web no tempo livre é que fica difícil pensar nela como forma de auxiliar o estudo. Entretanto, os educadores que mantiverem esse tipo de pensamento podem ficar pra trás, pois em todo o Brasil surgem novos modelos de ensino que abusam da tecnologia que só o computador pode oferecer.

Não é preciso pensar muito para entender o quanto a internet pode auxiliar no processo educacional. Se utilizada da maneira correta, a web vira um livro infinito, onde as crianças podem encontrar todo o tipo de informação. Em uma só tela os professores podem dispensar quilos de livros, mapas, calculadoras e outros acessórios que com um simples toque aparecem a sua disposição.

Uma aula ministrada por meio de um computador também é muito mais atrativa para o aluno, visto que a web é uma mídia multimodal, que permite acessar ao mesmo tempo textos, vídeos, áudios e imagens, com isso é possível que um conteúdo seja ilustrado para o aluno de diferentes formas possíveis, tornando o aprendizado muito mais fácil e atrativo.

Por meio da informática é que o ensino também se torna muito mais democrático, pois, se no passado muitos professores encontravam dificuldade para ministrar aulas e apresentar conteúdos para alunos com deficiências físicas ou cognitivas, agora os educadores podem aproveitar de programas e aplicativos desenvolvidos por órgãos especializados no assunto que permitem que o aluno com algum tipo de deficiência não seja deixado de lado no processo educacional.

Somente na década de 70 é que surgiu em nosso país a ideia de desenvolver um tipo específico de aprendizado, focado nas crianças com algum tipo de deficiência, mas no início essas crianças eram excluídas do resto dos alunos e tinham aulas separadas, sem as ferramentas necessárias para realmente serem educadas da forma correta. Com a inserção da informática na educação é que finalmente alunos com necessidades especiais começaram a receber a atenção necessária.

Outro ponto importante a se ressaltar sobre o uso da informática na educação é a forma como os computadores aumentam a autonomia da criança e criam nela um sentimento maior de liberdade. Quando você utiliza da internet no processo educacional permite que cada aluno trace seu próprio plano de estudo. Procurando as fontes que acham relevantes nos sites que são do seu interesse, deixando de lado o mesmo livro base que todos os alunos usam, o que acaba limitando o conhecimento do aluno ao que o sistema educacional acha relevante.

A informática também alterou a vida dos educadores, visto que agora, professores, pedagogos e outros profissionais do ensino precisam sempre se manterem atualizados para estarem preparados para usar dos recursos e ferramentas fornecidas pelos computadores aos seus alunos.

Se é quase impossível tirar o computador e a internet do cotidiano das crianças, cabe então aos órgãos responsáveis utilizar desses recursos, oferecidos pela tecnologia atual, da forma correta. Seja para melhorar a qualidade do ensino, incluir ainda mais alunos no processo educacional ou incentivar nas crianças o hábito do estudo que é tão importante para garantir um futuro melhor para o nosso país.